Amor de Cão - Tudo para seu melhor amigo! - Filhotes, Adestramento, Petshops, Veterinários

Blog do Amor de Cão


Denuncie! Maus tratos e abandono de animais é crime

Postado em Legislação no dia As barbaridades contra animais são tão frequentes, pois infelizmente os agressores ficam impunes. Não é fácil mudar essa realidade cruel... mas se nós, pessoas do bem, não lutarmos pelos bichinhos, quem fará?
Denuncie! Maus tratos e abandono de animais é crime
As barbaridades contra animais são tão frequentes, pois infelizmente os agressores ficam impunes. Não é fácil mudar essa realidade cruel... mas se nós, pessoas do bem, não lutarmos pelos bichinhos, quem fará? "Praticar ato de abuso e maus-tratos a animais domésticos ou domesticados, silvestres, nativos ou exóticos" é crime, citado no artigo 32 da Lei Federal de Crimes Ambientais 9.605/98.
 
Como para tudo, a lei brasileira também é branda para esses casos, mas o importante é não desanimar. Se maus tratos e abandono de animais é crime, nosso dever é denunciar e lutar por justiça.
 
Flagrei maus tratos e/ou abandono de animais, o que devo fazer?
 
O primeiro caminho é tentar resolver através do diálogo. Às vezes, por pura ignorância, o dono deixa o animal preso para que não fuja, ou é desatento com a alimentação, e na higiene do animal, nunca pensou. Bom, nesses casos, uma conversa pode ajudar. Chame atenção. Ou incentive para que doe o animal para outra pessoa, que tenha mais tempo para o bicho.
 
Agora, se você perceber que o dono na verdade não está nem aí para o animal, e não corrigiu suas atitudes com relação a ele, daí a história muda de figura.
 
Agora, o caminho é denunciar! O ideal é fazer a denúncia, já munido de provas, como fotos, vídeos e testemunhos que comprovem a situação. Por se tratar de um crime ambiental, a autoridade policial é obrigada a proceder com a investigação. Infelizmente muitos ainda fazem corpo mole para casos assim, para isso, é bom você ter em mãos as cópias da lei.
 
 
 
Toda pessoa que testemunhe atentados contra animais pode e DEVE comparecer à delegacia mais próxima e lavrar um Termo Circunstanciado, espécie de Boletim de Ocorrência (BO), citando o artigo 32 da Lei Federal de Crimes Ambientais 9.605/98.
 
Caso haja recusa do delegado, cite o artigo 319 do Código Penal, que prevê crime de prevaricação: receber notícia de crime e recusar-se a dar o prosseguimento cabível.
 
Clique aqui para baixar o modelo de Boletim de Ocorrência (BO)
 
Fonte: Arcabrasil

Escrito por | Veja também meu: , ,

Tags: abandono, maus tratos, agressão, boletim de ocorrência, crime, lei, provas, crime ambiental, polícia, denúncia
Comentários: (0)

Nenhum comentário, seja o primeiro!
Comentário



Adicione o feed do Blog do Amor de Cão - Tudo para seu melhor amigo! ao Google